segunda-feira, setembro 04, 2006

Afinal o que é a Escalda


Criamos um Blog para escaladores, já falamos de algumas experiências, estamos a tentar dar algumas noções básicas, dentro dos nossos conhecimentos embrionários sobre a matéria, mas ainda não falamos sobre a escalada em si. Por isso aqui vai mais uma informação By NET.
O desejo de subir, de alcançar o topo é próprio do ser humano, que se antes o fazia por necessidade e desafio à sua própria existência, agora o faz para testar os seus limites e ver até onde consegue chegar por si e em relação aos outros.
O objectivo geral da escalada é o de conseguir ascender por superfícies quase verticais, em gelo, rocha ou paredes artificiais construídas propositadamente para a prática desportiva.
Não é uma actividade que possa ser considerada dispendiosa, exigindo sim muito esforço, concentração, capacidade de resistência, grande controlo mental, grande conhecimento e controle corporal, bem como uma boa capacidade de visualização imagética para movimentos sequenciais.
Requer apenas uma pequena base de formação teórica prévia, antes de começar a actividade propriamente dita.
As vias de escalada são normalmente curtas, ascendendo no máximo a algumas centenas de metros.

Ao longo dos anos e de modo a ultrapassar os vários tipos de obstáculos diferentes, a escalada foi desenvolvendo as mais variadas técnicas e estilos. Antes de praticar, devem ter-se algumas noções teóricas, num pequeno curso de iniciação acerca das técnicas mais elementares a utilizar, privilegiando sempre a vertente da segurança.
Nas últimas décadas a escalada desportiva tem evoluído consideravelmente, sendo que a grande difusão desta actividade se encontra muito relacionada com o aparecimento das paredes artificiais, que promoveram o primeiro contacto com este desporto a um maior número de pessoas, permitindo que estas depois se iniciem com mais facilidade.
O surgimento das paredes artificiais, surgiu na Europa, com o objectivo de substituir a escalada em rocha nos períodos do ano com condições climatéricas adversas. Mas imediatamente se percebeu que era também uma excelente forma de treino muscular e de técnica, pelo que proliferou rapidamente por todo o mundo. Com esta proliferação também a vertente competitiva da escalada mudou, ganhando uma nova dimensão.
Gostaria de deixar o desafio aos restantes membros, que têm dado o seu precioso contribuito, para irem pesquisando mais (uma forma de aprender pelo menos a parte menos prática) e colocarem aqui.

O nosso trabalho vai trazer frutos sem dúvida.
Boa escalda pessoal.

Rita