domingo, setembro 03, 2006

Campeonato Nacional (FCMP) em Monsanto

Este fim de semana, aproveitámos a natureza em Monsanto e, apesar de não termos ido escalar no Parque da Pedra, fomos ao Auditório Keil do Amaral ver o Campeonato Nacional de Escalada, que esteva aberto a escaladores federados ou não da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).

Estava bastante calor e o pouco público que assistia aproveitou o relvado e a sombra das árvores para assistir às provas. No Sábado decorreram as provas de dificuldade e no Domingo de velocidade. A parede artificial da competiçao foi montada pela TOP30.

O grau de dificuldade pareceu-nos alto. Confesso que as escaladoras femininas me prenderam mais a atenção, talvez por ser mulher! A Sónia Ramos, uma habitual no Rocodromo, foi a campeã nos dois dias. Tive pena porque eram pouquitas, só 3 senhoras! Quanto aos atletas masculinos, não me lembro do nome dos vencedores. Da classe dos juniores houve um único vencedor (o único participante) infelizmente... há que motivar o pessoal jovem para este tipo de desportos! Practicamente todos os atletas eram do Porto, do CCP, com excepção de um atleta.

Acho que ainda havia muita gente de férias (ou a regressar) pois não havia muito público e os escaladores também eram poucos. (ler post publicado posteriormente).

De qualquer modo, foi um fim de semana muito interessante! As sestas e os lanches no relvado, envolvidos pelo cheiro a natureza típicos do parque, souberam muito bem! Quase não dá para acreditar que existe este espaço em plena capital.

Para compor o cenário havia duas tendas de lojas, a Xplora e a Bivaque, para além da tenda da FCMP. O DJ esteve ao rubro e em conjunto com as "meninas do Mini da Red Bull" fizeram a animação da festa!
(publicação revista a 9/9/2006)

3 comments:

Anonymous Anónimo said...

E que tal dizer a verdade??

A competição foi uma fantochada 50 mil € para duas provas a primeira com 6 participantes a 2ª com 10 participantes a representar 2 clubes unicamente.

Não houve atletas porque a prova foi boicotada, o nível da prova foi de iniciação as finais rondavam o 6a+ e mesmo assim o equipador Carlos Suarez teve dificuldades em conseguir fazer uma via que premitisse aos escaladores presentes chegar ao top.
A competição em Portugal anda em Optimo estado cada vez temos mais provas e mais participantes, ha é um boicote generalizado ás provas realizadas pela FCMP. Experimentem ir a uma competição a sério, Finais femeninas de 7c e masculinas de 8a+.

17 de Setembro Marco de Canavezes - Circuito Nacional de Escalada Desportiva

30 de Setembro Cascais Circuito Nacional de Boulder

05 de Novembro Espinho Campeonato Nacional de Boulder

18 e 19 de Novembro Arouca Circuito Nacional de Boulder

(Data a confirmar)Guarda Circuito Nacional de Escalada Desportiva

Espero que os participantes o tenham feito por falta de informação.

4:43 da tarde  
Blogger Zé Maria said...

O que lá viste não foi uma competição de escalada. Viste uma prova de dificuldade relativamente bem organizada, com um orçamento de ouro, mas faltaram lá os protagonistas: os escaladores. Não viste lá um único.
Aconselho-te a dar uma vista de olhos ao fórum dos escaladores portugueses em http://www.havista.com/pt onde este assunto foi bastante discutido e onde poderás entrar em contacto com os verdadeiros escaladores portugueses, que não participaram naquela palhaçada.
Os escaladores estão com a Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada da qual sou com orgulho um dos fundadores individuais.
ZM

12:27 da tarde  
Blogger Gonçalo said...

Para o Anonimo...

Quem fez este post anda nisto da escalada ha muito pouco tempo. Por isso pedimos desculpa se houve erros. Agradecemos todas as contribuições positivas. A tua não deixa de o ser... mas começar o texto com: "E que tal dizer a verdade??", não me parece nada etico e educado. Como deves saber as provas nao foram identificadas por niveis. Para um escalador experiente será facil identificar as diferenças entre uma 6a e uma 7c, mas para quem começou há pouco meses, uma 6a pode parecer de nivel muito exigente.
O resto do teu comentário esta excelente e nós agradecemos isso.
Por favor, comenta os posts que quiseres, mas por uma questão de educação, respeita quem o escreve e identifica-te. assim é muito mais facil manter a comunicação entre todos.

Obrigado.

Gonçalo

10:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home