sexta-feira, setembro 01, 2006

Material - Pés de Gato

Pés de Gato
Os pés de gato são os sapatos do escalador. São uma peça importante do equipamento. Com botas ou ténis normais, não se consegue escalar bem e isso, pode converter uma escalada simples, numa actividade frustrante . Algumas vias de baixa aderência, são quase impossíveis de se fazer sem os pés de gato. A não ser pela força dos braços. Por exemplo, nas vias de aderência, como o granito áspero , são indispensáveis, porque a força de braços é desnecessária e a aderência dos pés é muito importante. Os "Cromos" usam os pés de gato muito apertados e com pelo menos dois números abaixo do calçado norma (pézinho de geixa)! Isto permite que o sapato -pé de gato- não dobre nas pequenas fendas e se mantenha rijo contra a rocha aumentando a sensibilidade do pé na aderência .
Para os iniciados - que não vão entrar tão cedo em campeonatos - recomendam-se pés de gato iguais ao número do calçado ou um número abaixo.
Há diferenças entre os vários pés de gato à venda no mercado. Cada especificidade tem a sua razão. Aqui vão algumas:
1) Forma
Forma Direita - Normalmente usado por escaladores que têm o 2º dedo tão longo como o primeiro. Estes pés de gato são ideais para quem procura uma excelente combinação entre segurança e conforto.
Forma Assimétrica - Procuram retirar o máximo de rendimento do dedo grande. Pontuação mínima em conforto, mas pontuação máxima em eficiência. Não aconselhado para principiantes.
2) Sistema de aperto
Atacadores - Excelente precisão de ajuste e suporte de pé. Os atacadores normalmente precorrem todo o pé de gato até aos dedos. Naturalmente é um processo mais lento para calçar e descalçar.
Fitas de Velcro - Muito rápido de calçar. Conveniente para quem calça e descalça frequentemente os pés de gato.
Elásticos - As "bailarinas" apenas têm uns elásticos a ajustar ao pé. São muito confortáveis e fléxiveis. Por serem tão fléxiveis são escolhidas por escaladores com bastante força nos pés. São usados normalmente para escalada indoor e bouldering.
3) Arco Podal
Planos - São pés de gato nos quais a sola é plana aumentando o conforto e a sensibilidade. São bons para iniciante, pois ajudam a reforçar a musculatura do pé.

Arqueados - São pés de gato que mais parecem uma ponte romana. Indicados para escaladores experientes, compensam o desconforto com uma excelente prestação em termos de eficácia. A aplicação de força pode ser feita exclusivamente na biqueira do pé de gato!


Agora é calçar e SUBIR !!!