quarta-feira, setembro 13, 2006

Domingo de manhã, em Monsanto



Como estava um tempo excelente combinamos com o Pedro, com a Rita e com a Bia de ir atacar a parede de monsanto. Para animar o cenário a Inca ( cadela deles, uma retriver do labrador) tambem foi!
Apesar de artificial, parece-me ser uma boa parede, para quem começa, para ganhar estrutura nos braços e costas.
O encontro foi na Galp da A5. Esperamos uns 5 a 7 minutos pelo Victor, Cristina e filhotas Joana e Sofia, que tambem vinham conosco. Lá chegaram eles! Mas antes de seguirmos...toca a tomar um cafézinho para arrebitar!

Monsanto a todo o gás!
As 0900 estavamos lá. Toca a montar acampamento. Quando se leva uma criança de 8 meses é mesmo preciso montar acampamento, mesmo que seja só por 2 horas, acreditem!

O Pedro é o nosso equipador e oficial "abre vias" de serviço. Além de super prestável, está sempre pronto a dar indicações a quem esta a começar nesta actividade!

Bom... o Pedro lá abriu 2 vias para começarmos o aquecimento. Depois de uma revisão ao equipamento de segurança, a Ana que nunca tinha feito parede vertical e aventurou-se na subida. Mão ante mão, pé (de gato) ante pé (de gato) e lá foi subindo. Correu às mil maravilhas!

Enquanto uns subiam, outros faziam segurança - trabalho de equipa!

Todos fizemos aquela via. Soube bem... estava pouca gente. Ainda era cedo e dava para sentir o resto da frescura da noite.

Pouco tempo depois o sol começava a apertar e enquanto uns subiam parede, outros queimavam no bloco!

Claro que o Larica cortou-se. Parece que ficou a dormir... Além de Larica passa tambem a ser o Soneca.... Larica Soneca... bom nome. Estás batizado!

Lá para as 11 o Pedro decide abrir a via do tecto. Se da primeira vez (umas semanas antes) havia algumas presas soltas... desta havia outras tantas...
Bom... ora vai pé (de gato) ora vai mão... express... corda... Chegou ao tecto... monta o express e toca a conquistar o tecto... o calor era mais que muito e o sol batia na parede como gente grande! Logo depois do tecto uma presa (fantástica) parecia ter evaporado... o parafuso estava lá, mas para agarrar não dá jeito nenhum!

Decidimos ultrapassar o tecto na ilegalidade... pela direita! Ainda bem que não havia GNR na zona! Era multa da certa.

Via aberta com corda no topo. Rapelada por ali abaixo e toca a descansar! "Quem quiser que suba, que eu agora descanso"

Se da outra vez o tecto me tinha ganho... agora ia eu tentar a desforra.

Corda no arnes e siga pra bingo!

Tuca tuca... lá fui eu até ao tecto. Feito caramelo quis lá chegar num instante! Só ouvia o Pedro cá em baixo a dizer... "vai devagar..." Qual quê?!! Quando lá cheguei estava com os bofes de fora, antebraços em pedra e o tecto estava lá a minha espera, como quem diz: "anda cá anda!"

Bom, fiz aquele tempinho de repouso cardiaco, olhei (com olhos de carneiro mal morto) para as presas à espera de encontrar uma solução para o problema.

Mão esquerda em invertida, passa a direita (isto tá a correr bem!!) .... passa a esquerda... pé direito na presa.... E AGORA???!!

A solução era obvia.... tinha que fazer uma suspensão de braços e passar o pé esquerdo para cima... Incrivel como o cerebro vê as coisas de uma forma tão clara, mas o corpo só dizia para não as fazer... Bem, o pior que podia acontecer era ficar pendurado pela cintura a sentir o gosto amargo da derrota!

Aqui vai disto! O pé sobe mas parece que andou ali minutos ate conseguir acertar com a biqueira na presa... GRRRRRRRRRRRRRRRRRRR... finalmente!! o pezinho já la está, agora falta o resto do corpo e as mãos começaram a escorregar. "Caramba! o mais dificil já está não vais cair agora!"


Lá consegui puxar o corpo para esquerda apoiar o pé direito sentir o corpo em descanso para gritar: "BLOCAAAAAAAAAA! Preciso descansar!!" Sei que foi uma cena à "manina", mas caramba, isto há de ir aos poucos!

Depois de uns segundos a relaxar o corpo lá fiz o resto da via até ao topo.
Faz-se a rapelada da ordem e depois cá em baixo olha-se para a via e ela não nos parece nada dificil... mas ainda estamos a sentir os antebraços a latejar.

Ainda fiz mais uma via, mais fácil para descongestionar o ácido láctico, mas já se fazia tarde e viemos embora para a almoçarada!

Melhor do que ter conquistado o tecto, foi passar uma manhã com pessoal amigo e a criançada toda contente ali a brincar.

Creio que é uma das coisas boas da escalada... apesar de estarmos sozinhos na parede, há sempre alguem que está conosco, seja para dar segurança seja para um conselho técnico ou então simplesmente para dizer quando chegamos cá abaixo, para a próxima corre melhor!

G




1 comments:

Blogger Unknown said...

Que manhã agradável... temos de repetir malta... Coloca é a foto do Afonso para a malta ver que de kanininho é que se começa a trepar.
De salientar que às 14h estavamos a comer um cozido à portuguesa, de forma a poder relaxar os músculos... Muito obrigado por tudo. Vocês são demais...

10:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home