terça-feira, novembro 14, 2006

«Homem Aranha» escalou em Lisboa

Alain Robert, mais conhecido por ‘Homem-Aranha’, escalou ontem os 150 metros da Torre Vasco da Gama, em Lisboa, num ápice. Vinte minutos foi tudo o que precisou para gravar o anúncio da Optimus. Curiosamente, o francês, de 44 anos, sofre de vertigens e tem uma incapacidade física de 66%. Talvez por isso jogou pelo seguro nesta ocasião e recorreu a um cabo de apoio.

“Não foi a escalada mais difícil que fiz”, confessou, adiantando que a partir do momento em que começa a subir esquece tudo. Mas, ainda assim, apreciou a paisagem que considerou “indescritível e muito bonita”. Só pecou por chamar “mar” ao Rio Tejo.
Trepar 150 metros não o deixou cansado. O maior desgaste foi mesmo o tempo de espera. É que Lisboa amanheceu sob um manto de nevoeiro que impossibilitou, durante cerca de uma hora, a captação de imagens.O gosto pela escalada começou aos 12 anos, quando se esqueceu da chave de casa e decidiu subir até ao 8.º andar e entrar pela janela. Aos 19 anos sofreu um acidente que lhe provocou fracturas múltiplas mas, três meses depois, já estava a fazer o que mais gosta. Já escalou mais de 70 arranha-céus em todo o Mundo e ficou igualmente célebre pelo número de idas às esquadras e prisões da Europa, América do Norte e Sul, Austrália, África, Ásia e Médio Oriente.Agora, Alain Robert teve a tarefa facilitada, já que a Polícia estava do seu lado. “Às vezes tenho de pagar multas, outras vou preso durante uns dias. Tenho de arranjar advogados que me defendam ‘pro bono’ [gratuitamente]. Sempre é mais fácil e mediático defender um escalador do que um Al Capone que tenha assassinado 600 pessoas”, salienta.A sua próxima aventura vai ser na Cidade do México, mas promete voltar a Portugal: “Aqui também há edifícios que me interessam.”

CURIOSIDADES 8 MILHÕES DE EUROS

A Optimus vai gastar, até ao fim do ano, oito milhões de euros em campanhas publicitárias, entre elas a gravada ontem. Alain Robert foi, segundo Ana Paula Marques, directora de Markting da operadora móvel, a “escolha acertada” e só foi necessário “conciliar a agenda” do escalador com a dos restantes intervenientes.

FIGURANTES

Cem figurantes de todas as idades, vestidos com elementos cor-de-laranja, a cor da Optimus, estiveram horas em pé para gravar a nova campanha da operadora móvel. Marco Martins, realizador do anúncio e também do filme ‘Alice’, candidato à nomeação de um Óscar, comandou os 40 elementos da produção.

MEIOS

Um helicóptero – que captou a evolução da escalada –, um carro de bombeiros, uma ambulância, duas motas e dois carros da Polícia Municipal, além de vários agentes da PSP, foram os meios que estiveram no local das gravações.

(in correio da manhã)