segunda-feira, novembro 06, 2006

Estoril Portugal XPD Race

O EVENTO

O Estoril Portugal XPD Race é um evento internacional de Corridas de Aventura (CA) organizado pela Associação Portuguesa de Corridas de Aventura (APCA) que contará com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação (FPO), da Associação de Desportos Aventura Desnível e da Junta de Turismo da Costa do Estoril, entre outras entidades. Este evento surge como resultado de um esforço continuado e consistente de desenvolvimento das Corridas de Aventura em Portugal.
O Parque Natural Sintra-Cascais e a região da Costa do Estoril serão o palco deste ano do Estoril Portugal XPD Race. A competição desportiva servirá para dar a conhecer internacionalmente o trabalho desenvolvido em Portugal nesta nova modalidade desportiva de ultra resistência e será também uma oportunidade de pôr à prova as potencialidades do nosso País e nomeadamente da Costa do Estoril enquanto destino internacional de turismo aventura, seja ao nível da competição ou do puro lazer.
Este evento pretende ser o corolário de mais de oito anos de experiência que tiveram lugar no seio da Taça de Portugal de Corridas de Aventura (TPCA) - Portugal Eco Aventura (PEA) e dos Raids internacionais do Algarve, do Terras do Grande Lago Alqueva.
O Estoril Portugal XPD Race será um evento multifacetado, durante o qual irá decorrer um Curso Internacional para Técnicos desportivos, uma Conferência para debater o actual e futuro panorama das CA e uma Corrida de Aventura segundo o modelo desenvolvido em Portugal para a TPCA. Para estas iniciativas que decorrerão ao longo de uma semana são esperados cerca de três centenas de participantes metade dos quais estrangeiros.
A prova que contará com presença internacional realizar-se-á nos dias 9 e 10 de Dezembro e durará cerca de 24 horas para um percurso com cerca de 250 quilómetros de extensão que será percorrido utilizando mais de 10 técnicas desportivas distintas (BTT, Canoagem, Manobra de Cordas, Caminhada, Corrida, Escalada, Mergulho em Apneia, Orientação, Patins em Linha, etc.).
O Estoril Portugal XPD Race promete assim ser um evento muito enriquecedor em todos os seus aspectos e a APCA e os seus parceiros assumem o compromisso de tornar este evento no mais inesquecível e bem sucedido alguma vez realizado em Portugal. Para que isso aconteça contamos convosco e com as melhores equipas nacionais e internacionais, que irão competir na admirável e deslumbrante Costa do Estoril.


O LOCAL

Um Lugar. Mil Sensações
Delimitada pelo Oceano Atlântico a sul e a oeste, a Costa do Estoril estende-se desde Carcavelos até ao limite norte do concelho de Cascais.
Na Costa do Estoril, desde sempre o clima e as condições naturais terão sido excepcionalmente favoráveis, tanto para o Homem - cujos primeiros vestígios remontam ao Paleolítico - como até, já muito antes, para os dinossauros, cujas pegadas ficaram indelevelmente gravadas em vários pontos da região.
Considerada por muitos como a Riviera Portuguesa, a Costa do Estoril goza de um clima excepcionalmente agradável, sem nunca apresentar condições extremas.
Os seus Invernos são amenos e os Verões suaves. O Outono, extraordinariamente aprazível, é uma autêntica segunda Primavera.
Bem no centro situa-se o Parque Natural Sintra - Cascais que apresenta uma espantosa diversidade de ambientes e paisagens, onde se inclui o ponto mais ocidental da Europa continental, o Cabo da Roca. A dois passos da capital Lisboa, a Região é servida pelo seu aeroporto internacional, pelo Aeródromo Municipal de Cascais -Tires e por excelentes acessos rodoviários e ferroviários.
Além da enorme diversidade de agradáveis experiências que tem para oferecer, a Costa do Estoril conta com um vasto e irresistível pólo de atracção, mesmo a seu lado. Situada a poucos quilómetros e apenas a meia hora de carro ou de comboio, Lisboa é uma das mais antigas e interessantes capitais europeias, com tudo o que isso representa em matéria de ambiente, comércio, diversão e cultura.
Ao viajar para Oeste notará imediatamente uma montanha que se ergue majestosamente, lançando uma sombra de romântico mistério sobre Sintra, a vila que se aninha na base da sua encosta norte.
A riqueza do património de Sintra inclui o Castelo dos Mouros, os Palácios da Pena e da Vila, entre outros, num conjunto de monumentos que, a par com a Serra e o Parque Natural Sintra-Cascais, está classificado como Paisagem Cultural Património Mundial pela UNESCO.
A norte de Sintra, no concelho de Mafra, encontrará toda uma região agrícola que a civilização ainda não degradou.
Como seria de esperar de uma zona assim, é aqui que se encontram algumas das melhores tradições culinárias portuguesas, incluindo o famoso leitão de Negrais.
No extremo norte desta zona, a vila de Mafra vai espantá-lo: surge aparentemente do nada um enorme convento do séc. XVIII, o Palácio Nacional de Mafra, famoso pelos seus carrilhões, pela sua basílica e pela sua biblioteca, todos dignos de uma visita. À volta do convento, no que foi outrora uma Tapada de caça real, existe agora uma reserva de vida selvagem onde os veados e os javalis pastam à vontade e se pode observar a antiga arte da falcoaria e ainda praticar desportos de aventura.
O que torna a Costa do Estoril um destino tão excitante e único no mundo é a sua enorme variedade de ambientes e as suas paisagens tão contrastantes, a uma distância tão reduzida.


Programa do Curso Internacional do Estoril XPD 06

Quarta-feira, dia 6 de Dezembro 06
09:00-10:00 - Recepção e secretariado aos participantes na Recepção do Inatel Oeiras
10:00-10:30 - Sessão de Abertura do Curso - Sala de Reuniões do Inatel de Oeiras
Presidente da FEDO + Representante da IOF*+ Presidente CM Oeiras* + Presidente da APCA
10:45-12:45 - Módulo 1 - Organização de provas (informações, licenciamento, seguros, media, apoios, etc.)
Formadores FPO - Ana Gabriel e Alexandre Guedes da Silva
13:00-14:20 - Almoço**
14:30-16:00 - Módulo 2 - Treino e preparação técnica
Formador FEDO - Mónica Aguilera*
16:30-18:00 - Módulo 3 - Cartografia e traçado de percursos
Formadores FPO - Jorge Baltazar e Luís Sérgio
18:15-19:45 - Módulo 4 - Supervisão e jurí de provas
Formador FPO - Rui Gomes
19:50-20:50 - Jantar**
21:00-22:15 - Módulo 5 - Cronometragem e controlo de provas
Formador FPO - Eduardo Oliveira
22:20-23:35 - Módulo 6 - Relações publicas e mediatização
Formador FPO - Alexandre Guedes da Silva

Quinta-feira, dia 7 de Dezembro 06
09:00-12:30 - Workshop 1 - Aplicações informáticas para traçado de percursos
(1º Grupo) Formadores FPO - Jorge Baltazar e Luis Sérgio
09:00-12:30 - Workshop 2 - Manobra de Cordas
(2º Grupo) Formadores ADA Desnível
12:40-13:50 - Almoço**
14:00-17:30 - Workshop 1 - Aplicações informáticas para traçado de percursos
(2º Grupo) Formadores FPO - Jorge Baltazar e Luis Sérgio
14:00-17:30 - Workshop 2 - Manobra de Cordas
(1º Grupo) Formadores ADA Desnível
18:00-19:00 - Módulo 7 - Equipamento e logística
Formador FEDO*
19:10-19:40 - Sessão de Encerramento do Curso
Presidente FPO + Presidente da Junta Turismo Estoril + Presidente da ADA Desnível
* - Convites a aguardar confirmação,** - Refeição a cargo dos participantes, 5 min do centro de Oeiras

O PERFIL DO CORREDOR DE AVENTURA

Nas Corridas de Aventura é usual encontrarmos participantes das mais distintas origens e profissões, desde o atleta profissional ao consultor de sistemas informáticos, passando pelos estudantes, pelos médicos, pelas donas de casa, etc.
No entanto no meio desta diversidade somos capazes de identificar algumas características e objectivos comuns, nomeadamente: um passado rico de experiências desportivas, uma grande paixão pela natureza, uma enorme necessidade de usufruir dos grandes espaços e acima de tudo um grandioso Espírito de Aventura.
Ao seu passado como atletas os participantes vão buscar a sua experiência nas várias técnicas desportivas que os transforma em corredores polivalentes e capazes de se deslocar rapidamente em terreno desconhecido e eventualmente hostil. É também a esse passado que eles vão buscar a necessária endurance para ultrapassar as longas distancias e os prolongados períodos de esforço físico a que são submetidos durante as provas.
A paixão pela natureza e pelos grandes espaços dá-lhes a força interior e a coragem necessárias para enfrentar as situações delicadas e eventualmente perigosas tão comuns nas actividades de aventura e que são de resto os aspectos que a diferenciam dos outros desportos de resistência. Estas características ajudam também a moderar o temperamento e a tornar os participantes em autênticos especialistas em resolução de conflitos e em dinâmica de grupos.
Do espírito de aventura nasce a sua capacidade de lidar com todas as situações, delineando soluções rápidas e engenhosas, e ainda a sua capacidade para ler e interpretar mapas e demais informação geográfica.


CONTACTOS

Telemóvel

Cláudio Barreto: +351 96830 7950
Rafael Rocha: +351 96237 8637


Fax: +351 21486 2163
Email:
info@portugalxpdrace.com